quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Turismo em Foz: as Cataratas do Iguaçu

Vamos começar essa série de postagens sobre as opções turísticas de Foz do Iguaçu com o principal cartão postal da cidade: as Cataratas do Iguaçu. Faça um tour 360 pelas Cataratas clicando aqui!  

Além de ser uma beleza natural de encher os olhos, o atrativo também tem muitas histórias. Santos Dumont, o pai da aviação, teve um papel fundamental na desapropriação das Cataratas do Iguaçu, que na época pertencia ao uruguaio Jesus Val. Dumont visitou Foz do Iguaçu em 1916 e ao ver as Cataratas, ficou intrigado por tamanha beleza ser propriedade privada. Personalidade influente, após visitas ao governo da então Província do Paraná, Santos Dumont conseguiu que o governo desapropriasse as terras, declarando-as de utilidade pública. E em 1939, o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu. Com tudo isso, além de fazer parte da história de Foz do Iguaçu e das Cataratas, Santos Dumont é homenageado no Parque por meio de uma estátua.

Voltando às quedas, a vazão média do rio Iguaçu fica em torno de 1.500 m3 por segundo, mas pode chegar a 8.500 m3/s nas cheias. Os maiores volumes de água normalmente ocorrem de outubro a março. Além de poder ver a paisagem, no Parque ainda há outras opções de passeios (com ingressos vendidos a parte), como por exemplo o Macuco Safari, Trilha das Bananeiras,Trilha do Poço Preto, passeio de helicóptero e outros (veja os detalhes de cada passeio no site). 

Horários de atendimento  A visitação ocorre diariamente (inclusive domingos e feriados) das 9h às 17h.
Valor do ingresso R$ 33,30 (mais estacionamento). 

O Parque também tem uma política de descontos, o chamado passe comunicade, para quem é residente nos municípios lindeiros ou do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Importante: tenha sempre em mãos os documentos pessoais. Aqueles que solicitarão o passe comunidade devem portar também comprovante de residência ou qualquer um dos documentos listados neste link:http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/69-passe-comunidade-parque-nacional-do-iguacu.aspx Atenção: este valor é válido para os brasileiros. O ingresso para os estrangeiros tem outros valores. Confira aqui! Além das Cataratas do lado brasileiro, os empolgados também podem visitar as quedas do lado argentino. São ângulos distintos para ver as quedas! Outro passeio que a gente indica!  

foto: Zig Koch (ANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário